O Círio Do Santuário Martinista e as Luminárias



No centro do altar permanece acesa uma vela contida por um denso vidro vermelho. Esta é a única vela acesa. Pelo seu fogo, são acesas todas as restantes velas do templo. Ela é como que a representante do Sol, a energia bruta que se propaga sem barreiras de espaço e tempo. Pelo Mestre são acesas as três luminárias que se encontram na mesma mesa que a vela profana (Pt.1), de seguida a vela em honra dos Mestres do Passado (Pt.2), o candelabro da mesa do Mestre (Pt.3) e por fim a mesa consagrada á secretaria (Pt.4). Este trajeto é peculiar pois vai de Este terminando a Oeste tal qual o nascer (oriente) e o por do sol (ocidente). Lembremos que Tiphereth é a sephirah correspondente ao Sol e que as invocações são dirigidas a Cristo, estado espiritual representado na Cabala, precisamente por Tiphereth, em paralelo face a Kether.


Paz, Alegria e Caridade, emanadas de três luminárias distintas estão colocadas sobre o pano branco do altar, que representa a pureza e a natureza celestial. Estas três luzes são a expressão do criador na sua obra. As três qualidades que todo o Homem deve desenvolver para ascender á Reintegração.

 

A Paz, a Alegria e a Caridade agem em conjunto, embora estejam separadas no altar, todas elas provém da mesma fagulha que as activou ou acendeu. São portanto manifestações diferentes e independentes de uma só coisa. O seu significado pode ser relacionado com três planos distintos no Homem.

 

A Paz que é a quietude, serenidade e conciliação deve ser aplicada aos instintos do Homem para que estes não interfiram nas suas acções, os instintos estão associados ao ventre, que através dos alimentos que entram pela boca tem a função de produzir energia para sustentar o corpo físico - portanto associado ao Plano Físico.

 

A alegria que é o júbilo, contentamento, e satisfação são qualidades mais emocionais que devem ser controladas para que não perturbem a paz acima referida, por isso associadas ao peito e ao coração, este ultimo responsável pela circulação do sangue, certificando-se que todo o corpo é banhado por esta substância vivificante intermediária das influências celestes -é associada ao Plano Astral das emoções. A Caridade não pode existir sem a racionalidade ou inteligência.

 

Caridade é generosidade, benevolência e compaixão, qualidades que podem entrar em conflito com a natureza primária dos instintos e das emoções. É por isso que é associada á Cabeça e ao cérebro que para além de digestor dos sentidos e emoções é responsável pelo funcionamento de todos os órgãos e membros, é o comandante, o ponto mais alto da estrutura Humana que está verticalmente pendendo para os céus, para o abstracto - Associado à Alma (ou espírito).