Nosso verdadeiro amigo



NIZIER ANTHELME PHILIPPE, mais conhecido como Mestre Philippe de Lyon, foi a figura mais cativante, entre os grandes Mestres do Ocultismo do Século XIX. Era uma pessoa simples, de média estatura, que acumulava inúmeras atividades relacionadas com a iniciação, medicina e sessões de orações e de curas. Ainda lhe sobrava tempo para confecio-nar seus próprios instrumentos de trabalho, bem como os utensílios utilizados em seu laboratório. Dormia pouco, mas jamais mostrava-se cansado.Mestre Philippe nasceu em Rubathier (loisieux, Savoie) em 25 de abril de 1849, às três horas da manhã. Seu pai chamava-se José e sua mãe Maria Vachod. Não há evidencias materiais que Mestre Philippe foi ou era iniciado martinista, não obstante os Grandes Mestres de nossa tradição afirmavam que Ele estava acima de qualquer organização, Philippe de Lyon era chamado de Mestre pelos nossos Mestres, então devemos a ele respeito, admiração e sobretudo amor.
O texto abaixo é uma coletânea de suas ideias, o leitor pode obter mais informações na sessão de Biografias de nosso portal, com o titulo "NIZIER ANTHELME PHILIPPE"

Não tem importância que vocês me queiram mal, vocês podem não gostar absolutamente nem um pouco de mim, eu os amo por dois. Peço-lhes somente para amar ao seu próximo tanto quanto a vocês mesmos. (18-6-1894).


Se vocês sentissem o que sinto, vocês sentiriam que nós somos apenas um. Por vocês, perdoo de todo coração os que ofenderam, porquanto, se os ofenderam, eu fui ofendido. Eu não procuro dignidades em vocês, mas a humanidade. Seus esforços que são meus esforços. Os esforços que fiz, não serão feitos mais por vocês. A propósito de artigos dos jornais: "É que pedi para mim todos os aborrecimentos que posso carregar, para que os outros os tenham em minoria". (27-11-1904)Eu viu como um bom médico, não para curar os sãos, mas para os que sofrem e para ajudar os de boa vontade a fazer não semente tudo o que eles podem, porém mais do que podem. Fazer somente oque se pode não é suficiente, (27-12-1894).


Quando vocês acharem o fardo muito pesado, peçam a Deus para aliviar as dificuldades, ou pensem em mim, eu lhes prometo que serão aliviados se forem animados de boas intenções, visto que, sem isso, não os ouvirei. Vocês todos são meus, o que lhes podem parecer temerário, o tempo também obedeceria à minha vontade; atesto-lhes que aqueles que amarem seu próximo como a eles mesmos serão sempre atendidos e verão seus pedidos realizados.(10-6-1894).Eu sou feliz por salvá-los. Um dia quando havia muita gente na sessão, Mestre Philippe disse de repente: "oh! este canalha de Ph, este ladrão de Ph, este patife de Ph", e toda espécie de horrores dele mesmo. "Mas, senhor Philippe, porque está dizendo isso de você mesmo? Está nos deixando tristes; você sabe que nós o amamos muito". Há pessoas aqui que pronunciaram essas palavras e eu digo isso para que elas sejam perdoadas. Uma vez, uma única vez na minha vida, eu fiquei dez dias sem provações, tive dez dias de felicidade. Então chorei e rezei, visto que acreditei ter sido abandonado por Deus, e implorei para ter provações. Eu conheço somente a minha família os que observam o que lhes digo, os que fazem esforços para amar seu próximo. Vocês serão unidos a mim, ajudem uns aos outros, antecipado mesmo o pedido dos que não teriam coragem de nos fazer. Se quiserem vir comigo, amem o próximo como a vocês mesmos, senão vocês serão deixados. (8-1-1894).Eu fui a toda parte do mundo empurrar os que não queriam andar.(7-1-1903).Vocês estão sob meu domínio e todos marcharão. Ah! Estão lhes fazendo tolices, estão escarnecendo-os! O que isso pode fazer? O cristo também foi escarnecido; mas, a Ele, isso não faz nada, enquanto vocês, é um outro caso! Ah! Quantos aos que voltaram depois de O ter escarnecido, tiveram que sofrer!. Se não fizerem o que lhes digo, o Céu os punirá. Se fizerem o que lhes digo, terão grandes provações, mas virão comigo. Não tenham receio de perder-me, eu tenho um pé no fundo do mar, um sobre a terra, uma mão dirigida por vocês, e a outra dirigida ao Céu. Pois vocês me reencontrarão sempre. Estarei sempre com vocês; não nas suas frentes ,mas com vocês. Prometi estar sempre com vocês, e lhes prometo de novo, e juro que nenhum será condenado. (2-12-1902).


Se vocês se perdessem, eu os iria procurar por toda parte, onde estivessem, mesmo que fosse no fundo do grande inferno. Deus não nos criou para nos colocar no fogo do interno, para nos perder. No caso de um se perder, eu lhes prometo que iria procurá-lo onde estivesse. (29-1-1902).Deus é testemunha que vocês não entrarão no Céu sem ter-me visto novamente. (1896).Vocês estão sob meu domínio, e só entrarei no paraíso quando vocês entrarem e todos vocês entrarão.(26-12-1894).Amem-se uns aos outro, e prometo-lhes que, no momento da morte, um só pensamento de vocês para mim trar-me-á para junto de vocês. Eu estarei aí. Eu sou a porta, ninguém pode morrer sem me ver, sem que eu o veja. Eu estou no umbral da morte, eis porque é impossível para todos não me verem quando estiverem morrendo. Todos devem passar na minha frente para ir ao Céu, visto que todos devem passar sobre o caminho onde estou.
PHILLPE DE LYON