AS OPERAÇÕES TEURGICAS - PARTE 4
Introdução ao estudo da Kabala mística e prática,
e a operatividade de suas Tradições
e seus Símbolos, visando a Teurgia
Robert Ambelain




Robert Ambelain nasceu no dia 2 de setembro de 1907, na cidade de Paris. No mundo profano, foi historiador, membro da Academia Nacional de História e da Associação dos Escritores de Língua Francesa.´ Foi iniciado nos Augustos Mistérios da Maçonaria em 26 de março (o Dictionnaire des Franc-Maçons Français, de Michel Gaudart de Soulages e de Hubert Lamant, não diz o ano da iniciação, apenas o dia e o mês), na Loja La Jérusalem des Vallés Égyptiennes, do Rito de Memphis-Misraïm. Em 24 de junho de 1941, Robert Ambelain foi elevado ao Grau de Companheiro e, em seguida, exaltado ao de Mestre. Logo depois, com outros maçons pertencentes à Resistência, funda a Loja Alexandria do Egito e o Capítulo respectivo. Para que pudesse manter a Maçonaria trabalhando durante a Ocupação, Robert Ambelain recebeu todos os graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, até o 33º, todos os graus do Rito Escocês Retificado, incluindo o de Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa e o de Professo, todos os graus do Rito de Memphis-Misraïm e todos os graus do Rito Sueco, incluindo o de Cavaleiro do Templo. Robert Ambelain foi, também, Grão-Mestre ad vitam para a França e Grão-Mestre substituto mundial do Rito de Memphis-Misraïm, entre os anos de 1942 e 1944. Em 1962, foi alçado ao Grão-Mestrado mundial do Rito de Memphis-Misraïm. Em 1985, foi promovido a Grão-Mestre Mundial de Honra do Rito de Memphis-Misraïm. Foi agraciado, ainda, com os títulos de Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente Misto do Brasil, Grão-Mestre de Honra do antigo Grande Oriente do Chile, Presidente do Supremo Conselho dos Ritos Confederados para a França, Grão-Mestre da França - do Rito Escocês Primitivo e Companheiro ymagier do Tour de France - da Union Compagnonnique dês Devoirs Unis, onde recebeu o nome de Parisien-la-Liberté.

c) Ritual das Operações Diária dos "22 Nomes Divinos"

Espécie de yoga kabalística, repousando sobre a potência oculta dos Nomes Divinos da Kabala, sobre aquele do Schema suportando e envolvendo o operador, esse gênero de Operação tem por objetivo desenvolver por meio de um estado permanente de alta mística, as faculdades transcendentais adormecidas no Homem.
Essas operações tem lugar durante três semanas. Elas iniciam no primeiro domingo a noite da lunação do Equinócio de Primavera ou de Outono. Elas consistem para o Teurgo em uma série de operações, e podem prosseguir todos os anos. [O horário é entre vinte e uma horas e meia-noite]
1° ) Traçar sobre um tapete de tela fina [linho], ou sobre uma tábua com um metro de diâmetro, o "círculo cujo esquema é o seguinte:
2°) Consagrar o dito Círculo e os círios de correspondências dos quatro ângulos recitando Salmos que logo a seguir daremos;
3°) Cada noite , entre 21horas e meia-noite, só no oratório, iluminar uma vela no centro do Círculo, e a colocar sobre o "Shin". O Operador se coloca de pé no centro, com a vela entre as pernas.
Após ter incensado por três vezes todo o Círculo, [a volta do Círculo], na primeira noite da Operação, não se incensará mais dessa maneira.
Mas se terá o cuidado, entretanto de queimar na peça um pouco de Incenso no incensário.
Assim de pé no centro do Círculo, com uma segunda vela na mão esquerda, se lerá a cada noite, no ordem correspondente das 22 letras hebraicas, um dos vinte e dois versículos do Salmo 119, do qual cada um deles constitue um acróstico de cada letra.
O esquema operatório poderá ser completado com um círculo menor [mais ou menos um codo de diâmetro, 0,65], tendo em seu interior um triângulo equilátero. Nos ângulos desse triângulo, uma vela acesa. No centro : O Nome Divino do dia, transcrito em caracteres hebraicos, e o Selo divino correspondente [ver figura n°13]

Consagração do Círculo

Ao Oriente, incensar três vezes e dizer o Salmo 18:

"Os Céus cantam a Glória de Ioh, e o Espaço infinito denuncia a Obra de Suas Mãos !
O Dia lança sua palavra ao dia que segue, e a noite dá sua Ciência a outra noite.
Eles não falam nem discursam, e no entanto sua voz é claramente compreendida.
O som dessa voz invadiu toda a Terra e essa palavra vais até os últimos confins do Universo...
No Sol, Ele colocou sua tenda, e é Ele mesmo que sai, como um Esposo fora de sua Câmara nupcial.
Ele parte da extremidade do Céu, como um gigante que se lança para socorrer seu caminho.
E seu curso vai até a outra extremidade do Céu; e não há ninguém que possa escapar a Seus ardentes raios.
A Lei de Adonai é pura, ela converte as almas, o testemunho do Senhor é fiel, ele dá a sabedoria aos pequenos.
As justiças de Adonai são retas, elas alegram todos os corações, o mandamento do senhor é puro, ele ilumina a todos os olhos.
O temor de Adonai é santo, ele dura eternamente; os julgamentos do Senhor são cheios de verdades; eles se justificam por si próprios.
Eles são mais desejáveis que o Ouro e as pedras preciosas; mais doces que o mel e seu doce favo.
Pois Vosso Servidor os guarda com cuidado; ao guardá-los, a recompensa é bela...
Quem conhece bem suas faltas? Purifica-me daquelas que são ocultas e guarda Vosso servidor das do semelhante.
Se pelas minhas não me deixo dominar, então serei sem mancha; pelo menos serei puro de rodo pecado grave.
E as palavras de minha boca conseguirão vos agradar, e o pensamento de meu coração estará sempre convosco !...
Adonai, sede meu auxílio, sede meu redentor".

Ao Meio-dia fazer a mesma coisa e dizer o Salmo 10:

"Em Adonai, ponho minha confiança! Como podes dizer a minha alma: passa além dos montes como o pássaro?
Pois eis que os pecadores retesam seus arcos, colocam suas flechas nas cordas, para as lançar, nas trevas, contra aqueles que tem o coração reto...
Eis que eles destroem Vossa Obra perfeita, ó Iah; durante esse tempo, que fará o justo?
Adonai é seu santo Templo, Adonai no Céu tem seu trono. Seus olhos olham para o pobre abandonado; suas pálpebras interrogam os filhos dos Homens.
Adonai interroga o Justo e o Ímpio; quem quer que ame a iniquidade é o maior inimigo de sua alma.
Sobre os pecadores, choverão as armadilhas, o Fogo e o Enxofre; eo Espírito das Tempestades será a parte de seu cálice.
Pois ele é Justo, Adonai, e ama somente a Justiça. Seu rosto só vê a Equidade".

Ao Ocaso, repetir a operação e dizer o Salmo 14:

"Adonai, quem habitará em Vosso tabernáculo, e quem repousará sobre Vossa Santa Montanha?
Aquele que caminha sem mancha e que pratica a Justiça.
Aquele que diz a Verdade que está em seu coração, quem não engana com sua língua; quem não faz mal a seu próximo, e que não acolhe a injúria contra seus irmãos.
Em presença de quem o mau é olhado como um nada mas que glorifica aos que temem Iaoh.
Aquele que tendo feito um juramento ao seu próximo não o engane.
Aquele que não tenha dado seu dinheiro a usura, e não tenha recebido presentes contra o inocente, aquele que fez todas essas coisa jamais será abalado..."

Ao Setentrião, incensar também dizendo o Salmo 8:

"Adonai, como Vosso Nome é admirável por toda a Terra!
Pois que Vossa magnificência é elevada acima dos Céus.
Da boca das crianças e dos que se amamentam, Tirastes um louvor para aniquilar todo Inimigo e todo Vingativo.
Eu considerarei Vossos Céus, as Obras de Vossos dedos; a Lua e as Estrelas que consolidastes...
Que é um Homem, para que Vos lembreis dele, e o Filho de um Homem, para que o visiteis?
Vós o abaixastes por pouco tempo abaixo dos Anjos, Vós o coroastes de Glória e de Honra, e Vós e estabelecestes sobre as Obras de Vossas mãos.
Pusestes todas as coisas sob seus pés, ovelhas e bois e além disso os animais dos campos.
As aves do céu e os peixes do mar que percorrem os sendeiros do mar.
Adonai, como Vosso Nome é admirável por toda a Terra!..."

INVOCAÇÃO DIÁRIA DOS "VINTE DOIS NOMES DIVINOS"