Os seis dias de bereschith / Os três anjos da Escritura

Elifhas Levi - Cartas ao Barão Spédalieri 1861
prefácio por Papus



A filosofia Oculta não é , nem materialista , nem panteísta, nem puramente mística : ela é , espiritualista , no sentido de que trata de determinar a preponderância , em todos os planos , do espírito sobre a matéria , porem , sem negar a matéria nem espírito .Intermediação entre o Espírito e o corpo , método analógico ou estudo do mundo invisível , são as características de qualquer escritor formado nos centros ocultistas .

Alguns , se detém em um destes estudos, são os discípulos que adaptam o ocultismo a uma ciência , a uma arte , a determinada época ; outros , ostentam , sem restrições , os três métodos de estudo do oculto , são os Mestres ou os grandes Iniciados. Cada filósofo é livre de adaptar estes ensinamentos gerais a aspectos pessoais .

Daí , surge a originalidade e a liberdade de cada escrita , daí surgem as diversas escolas iniciáticas e a extensão do campo a decifrar.


O homem é o único criador e o único juiz de seu destino , portanto , é livre de atuar como quiser dentro do círculo da sua fatalidade.


estes são os mistérios de Bereschit :
1. primeiro dia da criação : A luz ; esplendida e radiante unidade
2. segundo dia : O firmamento , ou a separação necessária entre o espírito e a forma , entre o fixo e o volátil , entre o céu e a terra ; constituição da balança do binário
3. terceiro dia : Germinação da terra sob a influencia do céu ; a geração começa com a revelação do ternário .
4. quarto dia : O sol e a lua presidem o dia e a noite ; divisão das estações pelo quaternário ; quadradura primitiva do círculo .
5. quinto dia : A vida se manifesta no seio dos elementos; constituição do reino do homem no quinário .
6. sexto dia : A terra e o fogo respondem ao ar e a água e originam seus animais vivos ; o triângulo , que é a miragem daquele de Jehovah ; forma-se na alma do homem e Deus lhe diz : Façamos o homem, porque o homem deve participar em sua própria cria.
7. sétimo dia : Deus repousa , isto é , porque o setenário , sendo o número perfeito , após ele , nada resta a fazer.


Os três anjos que a Escritura nos fornece os nomes correspondem ao Sol , a Lua e ao planeta Mercúrio .


O anjo do Sol é Miguel , que proclama Deus único como o astro principal do sistema universal ; Gabriel é o anjo da Lua , que Maria tem sob seus pés ; ele é o gênio da mulher típica que é chamada no Shir Ha- Shirim ( cântico dos Cânticos ) , bela como a Lua ; Rafael é o anjo de Mercúrio; também é representado com o bastão ou a baqueta solene , o peixe análogo a dupla serpente e o cão , hieróglifo de Hermanubis , o conservador fiel dos segredos do templo Rafael é o mediador do matrimonio legítimo, como o Mercúrio dos Gregos era o proxeneta dos amores impuros .

Ele é médico como Hermes e como Orfeu. Miguel é o anjo de Jakin ; Gabriel , o anjo de Booz e Rafael o anjo da porta sagrada .

É Miguel que aparece a São João com o sol por auréola e um pequeno livro na mão . é ele quem , na abertura do primeiro selo , toca o primeiro clarim e verte a primeira taça ; durante este tempo os quatro outros anjos estão encadeados sobre o Eufrades , o rio do cativeiro , porque a verdade do santo tetragrama é ainda cativa do erro.

Deus não é ainda manifestado senão pelo Triângulo sacerdotal , e será somente sob o reino messiânico que o quadrado real será conhecido .

Então serão revelados os verdadeiros nomes dos quatro últimos anjos que são análogos aos querubes ou querubins de Ezequiel.

 


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