O Auto Estudo
Por um Superior Incógnito


Alguns psicólogos dizem que, se você passar uma hora por dia completamente imerso em um assunto por um período de cinco anos, no final dele será considerado como perito naquele assunto em particular. Em meu próprio caso, eu sabia que havia espaço para que eu crescesse e mudasse para melhor. Eu queria descobrir como poderia efetuar uma mudança construtiva em minha vida. Assim, tirei cinco anos para viajar por essa estrada longa e difícil, buscando a resposta, e acredito tê-Ia encontrado. Descobri que a força dominante em minha existência era o pensamento ao qual me dedicava. Então resolvi assumir o controle desse processo, pois sabia que fazendo isso estaria assumindo o controle de minha vida.
A partir daí tive o cuidado de evitar quaisquer conversas negativas às quais ficasse exposto, porque sabia que elas teriam um impacto negativo sobre mim.


Quando falo a respeito dos termos positivo e negativo, quero que pense em positivo como ser criativo e construtivo, e negativo como ser desesperante e destrutivo. O primeiro implica em progresso e aperfeiçoamento, ao passo que o segundo implica em retirada e derrota. Quero que você tenha em mente essa importante distinção, pois ao usar os termos positivo e negativo estamos falando de forças criativas e destrutivas atuando em sua mente.


Para entender melhor os diferentes efeitos dos padrões de pensamento positivos e negativos, considere, a partir da sua própria experiência, o efeito que os seguintes sentimentos, o "processo de ativação" de pensamentos-imagens, têm sobre você e outras pessoas em sua vida: alegria, orgulho, amor, excitação, otimismo e entusiasmo. Compare agora esse efeito com aquele de medo, raiva, culpa, ressentimento, ciúmes, desespero e ódio. Todas as características anteriores têm uma influência criativa e construtiva sobre uma pessoa e sobre as pessoas com as quais ela entra em contato, ao passo que as últimas têm efeito exatamente oposto.

Os efeitos positivos e negativos se originam de sentimentos positivos e negativos, os quais são criados por pensamentos positivos e negativos ou, mais precisamente, por pensamentos-imagens positivos e negativos. Cada um de nós pode optar por pensar e agir de forma positiva ou negativa, construtiva ou destrutiva. "Se é assim", você poderia dizer, "porque alguém escolheria o negativo?" A questão é que ninguém faz conscientemente essa escolha a cada vez que pensa. Você simplesmente permitiu-se ficar condicionado a pensar naquela que se transformou em forma habitual, e ela apenas se repete.

Quase todos os seus pensamentos como adulto acontecem por hábito, ao nível subconsciente. Infelizmente, a maioria de nós desenvolveu uma multidão de padrões negativos de pensamento. Como observou Samuel Johnson (1709-1784), "As cadeias do hábito são em geral pequenas demais para serem sentidas, até que estejam fortes demais para serem rompidas". Todos nós ficamos presos ao uso de certos padrões de pensamento, que estão gravados em nossa mente. Os hábitos têm influência significativa em sua vida. Eles podem ser os melhores servidores e ajudá-Io a alcançar novas alturas; e podem, igualmente, ser os piores mestres, congelando-o em seus trilhos.


O hábito é simplesmente o resultado de se pensar de forma habitual. A vasta maioria do seu comportamento, na verdade mais de 99%, é reflexa, uma vez que é baseada em informações profundamente enterradas nas cavernas do seu subconsciente. Quase todos os seus pensamentos são ecos de suas percepções e programações do passado. É por isso que você precisa aprender a tornar-se um pensador ou melhor ainda, um pensador original, pois essa é a única maneira de permitir que a razão triunfe sobre o reflexo.


HOME