Albert Raymond Costet - Conde de Mascheville
CEDAIOR


Pelo Amado Irmão Sâr Jetro R+C

Albert Raymond Costet - Conde de Mascheville, aliás CEDAIOR, como viria a ser conhecido no meio iniciático. Nasceu em Valence, na França em 1º de setembro de 1872. Aos treze anos deixou sua terra natal para estudar no Conservatório de Paris e continuar seus estudos de violino. Nesta ida à Paris permaneceu alguns dias em Lyon onde teve a felicidade de conhecer Philippe Nizier, ( Mestre Philippe de Lyon , nota Hermanubis)


Foi iniciado em 1892 por Ivon Leloup - SEDIR. Tornou-se, pouco após, Mestre de Cerimônias da "Loja Hermanubis" que era presidida por Sédir e na qual se estudava especialmente a Tradição Oriental. Em 1893 já era S.I. e Gnóstico. Em 1894 fora consagrado Bispo pelo próprio Patriarca da Igreja Gnóstica: Jules Doinel - VALENTINIUS.


Junto com seu iniciador, CEDAIOR - SDR/2-H, realizou uma quantidade de experiências de psicometria e se dedicou, nos anos de 1889 até 1909 a Maçonaria, Martinismo e ao Orientalismo. Fez em Paris e arredores, junto com Oswald Wirth, uma campanha de conferências sobre simbolismo, em lojas de diferentes Ritos sem resultados alentadores.
Inspirado pela profecia de seu Mestre espiritual Valentinius que disse: "Tudo o que fazes na França é apenas preparatório para ti. A tua missão pessoal é do outro lado do mar. Nada mais és para o velho mundo!", Cedaior juntamente com sua esposa e seu filho decide dar um novo rumo a sua caminhada iniciática.


Desembarcam em 26 de fevereiro 1910 em Buenos Aires, Argentina, trazendo consigo apenas sua "bagagem" intelectual. É importante destacar que na época Cedaior já era Doutor em Kabbala, pela Ordem Kabbalística da Rosa Cruz.


O trabalho de divulgação do Martinismo é então, muito difícil e rende poucos frutos, apesar do contato travado por Cedaior com os maçons do sul do continente. Na Argentina funda a Igreja Expectrante em 17 de agosto de 1919.


É devido a grande amizade desenvolvida com uma Alemã, Sra. Ida Hoffmann, que Cedaior decide investir seu trabalho no Brasil. Em 1923, chega finalmente ao Brasil, indo inicialmente morar em um sítio de propriedade da Sra. Ida Hoffmann, aliás PEREGRINA, na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina. Ida Hoffmann era iniciada de Theodor Reuss, o alemão que era Grão Mestre do Rito Antigo e Primitivo de Menphis-Misraim e chefe da O.T.O. - Ordo Templi Orientalis.


Em 30 de novembro de 1924, retorna o Brasil o seu filho mais velho, Léo Alvarez Costet de Mascheville, que estivera dois anos na França prestando serviço militar e aproveitando para manter contato nos meios Martinistas. Léo de Mascheville, foi iniciado por seu pai em 1920, adotando o nome simbólico de JEHEL.

A chegada de Jehel dá um novo alento aos que aqui estavam e com seu entusiasmo incita o pai a empreenderem juntos uma nova investida no sentido de acender definitivamente a chama do Martinismo no Brasil.
Assim, a família faz novamente as malas e muda-se para Curitiba, cidade onde finalmente conhecem Darío Vellozo, com o qual já se correspondiam por carta há muitos anos.


Jehel e Cedaior propõem a Darío Vellozo fazerem um movimento de reorganização do Martinismo no continente. Mas este, devido a sua idade avançada e precário estado de saúde, prefere transferir as funções do cargo de Soberano Delegado Geral para o Brasil para Cedaior, permanecendo porém um dedicado amigo.


Em 22 de agosto de 1925 é fundada em Curitiba a Loja "Hermanubis", em homenagem `a primeira loja que Cedaior frequentou em Paris, sendo Jehel seu Phil...Desc..., situada discretamente na Rua 15 de Novembro junto às oficinas do Jornal "Diário da Tarde" que era de propriedade do Dr. Generoso Borges de Macedo - GEMINI.
Fundam no ano seguinte a Loja "Papus" em Goiás. Nos anos em que se seguem, pai e filho difundem o Martinismo pelo Brasil, quando enfim, em 1931, radicam-se em Porto Alegre, sul do Brasil.


É em Porto Alegre que reúnem um conjunto de fatores propícios à causa, como a prosperidade financeira e o encontro de "solo fértil", isto é, de homens realmente aptos a via iniciática. Finalmente começa o impulso mais forte dado ao Martinismo no país até então.


Em 1936 Cedaior muda-se novamente. Vai residir em São Paulo, junto aos Martinistas desta cidade. Todavia, devido a sua idade, transfere a direção da Ordem ao seu filho Léo de Mascheville (Jehel).


É necessário que se faça aqui uma ressalva. Apesar de tudo o que aprendemos tradicionalmente de boca-a-ouvido, é preciso reconhecer que a grande expansão realizada no Martinismo na América do Sul se deve ao trabalho de Léo de Mascheville, como veremos adiante.
Até o ano de 1936, o Martinismo no Brasil se expandia de maneira tímida, de homem-a-homem, com poucas lojas estabelecidas, sem um órgão central.


Em 28 de setembro de 1937 falece Dario Velozzo. É apenas em 23 de dezembro de 1939 que é fundada, em Porto Alegre, Brasil, conforme sua Constituição Geral, a "Ordem Martinista da América do Sul", vindo a congregar praticamente todos os Martinistas em atividade no Brasil, Argentina e Uruguai.


Ordem esta formada, conforme as próprias palavras de Jehel, "como uma miniatura da Ordem estabelecida por Papus". Assim, sua estrutura interna era semelhante a elaborada por Papus, tentando manter a maior fidelidade à tradição do Martinismo. Conforme sua Constituição Geral,
promulgada em 14 de março de 1940, soberana e independente de qualquer órgão central francês.


O rito era composto por três graus os quais se ascendia mediante exame: Associado, Iniciado e Superior Incógnito, somando-se ainda a dignidade de Iniciador. Sua ritualística, paramentos, decorações de loja, etc... eram nitidamente inspirados no famoso "Rituel dressè par TEDER". ( Ritual de Teder em tradução pelo grupo Hermanubis)


Conforme as palavras de Jehel o funcionamento das Lojas se dava da seguinte maneira: "Cada Iniciador tem a obrigação de ajudar a seus Discípulos a estudarem os "Programas de cada grau..." que consistiam no estudo de simbolismo maçônico, tarot, alfabeto hebraico, Cabala, astrologia, magnetismo, magia, teurgia, evangelhos, obras de Saint-Martin e outros mestres, etc.. "Nas cerimônias coletivas, semanais, as reuniões têm caráter múltiplo: além da parte ritualístico-mística, que alimenta a alma psíquica e o Egrégoro; fazem-se experiências magnéticas, outras de percepções metapsíquicas, etc.. E sem dúvida, a parte mais essencial e útil, é a longa cadeia de união, para a prece mágico-mística..."


São criados os G.I.D.E.E, Grupos Independentes de Estudos Esotéricos em Montevideo, Buenos Aires e La Plata. E em abril de 1942, o órgão oficial da Ordem: a revista "La Iniciación", nos moldes da revista francesa, foi publicada até outubro de 1947.


Foram também publicadas as traduções de vários livros clássicos em duas coleções: "La Biblioteca de la Orden Martinista" e "La Biblioteca de la Orden Kabbalística de la Rosa+Cruz".


Como ordem "interior" funcionam os trabalhos da "Ordem Kabbalística da Rosa+Cruz" com seus graus de: Bacharel em Kabbala, Licenciado em Kabbala e Doutor em Kabbala. Sendo considerados espectivamente o 5º, 6º e 7º graus da Ordem Martinista.


A Ordem Martinista da América do Sul recebeu também influência do Martinismo do Chile através de Leon Tournier (Grupo Bethel), que era iniciado de Papus, mas tinha Carta Constitutiva emanada do Martinismo Lyonês.


Paralelamente funcionam ainda a "Igreja Gnóstica" e o "Suddha Dharma Mandalam", que era uma escola de filosofia Hindu, que chegou ao Brasil via Chile e que propagava as práticas das diversas linhas de Yoga.


Em 22 de janeiro de 1943, em Porto Alegre, falece CEDAIOR Este trabalho de expansão pode ser confirmado pelo bom número de "Grupos de Estudo" em funcionamento, bem como um grande número de Iniciados. Em 29 de outubro de 1944, (em plena II Grande Guerra) é concedida a Carta Constitutiva nº 23 ao "Grupo de Estudos Mahasaya" e apenas um dos Iniciadores atingia a cifra de 155 iniciados. (JHL/4 AAAAAAZ). Totalizavam 23 "Grupos", 5 "Lojas" e 442 iniciados.


Em meados de 1945 ocorre um cisma entre alguns membros, vindo a Ordem a se dividir em facções: A "Ordem Martinista da América do Sul" que é assumida por Pedro Pinto Soares Freire, de nome simbólico ATHAUALPA ou ainda MAUÁ, atuando no Brasil; a "Ordem Martinista" ramo continuado por Jehel, com sua sede em Montevideo, Uruguai; e a "Ordem Martinista Universal" com sede no Rio de Janeiro. Pedro Freire, ou Athaualpa, era S.I.I, tendo recebido o diploma de Doutor em Kaballa de Francisco Waldomiro Lorenz, SÉVAKA, e posteriormente foi nomeado PATRIARCA da Igreja Gnóstica por Robert Ambelain, AURÍFER. Tal investidura foi muito contestada na época, sendo hoje apenas um dos diversos ramos da Igreja Gnóstica pelo mundo. Desta geração de Iniciadores, cabe ainda salientar a figura do Dr. Ernesto Braga, tido por seus discípulos como um iniciado de ordem superior.

Contou-nos um de seus últimos discípulos, um episódio pitoresco que pode ilustrar a figura que era o Dr. Braga e a aura de misticismo que o rodeava:

O rapaz, que não é conveniente revelar seu nome, empreende uma viagem de Porto Alegre ao Rio de Janeiro. Durante o vôo, o avião passa por uma enorme turbulência. Voando pela primeira vez, é acometido de um forte enjôo seguido de vômitos. Desesperado, tranca-se no toalete e suplica mentalmente: "Braga, por favor, me ajude!". Aterrissando o avião no Rio de Janeiro, restabelecido do seu enjôo, o rapaz resolve comprar um presente para levar para seu Mestre.


Passado alguns dias, tendo retornado a Porto Alegre, foi a reunião semanal Martinista a qual era presidida pelo Dr. Braga, aproveitando a oportunidade para presenteá-lo. Ao encontrar seu mestre, estando vários irmãos no mesmo recinto, em ambiente de muita amizade e camaradagem, desafia Dr. Braga a adivinhar o que contém o embrulho.


O Dr. Braga responde: Não vou adivinhar, porque eu sei o que há dentro deste pacote. No momento em que tivestes a boa idéia de me presentear, fizeste uma conexão mental comigo, e eu te vi. Aliás, tu já havias chamado por mim no avião quando passaste mal. E, grato pela assistência que supôs que te prestei, resolveste comprar um presente para mim. Foste numa grande loja no centro do Rio, e no bazar do terceiro andar encontraste um objeto que julgaste adequado para me presentear: uma estatueta do Buda."


Abriu o pacote e lá havia uma estatueta do Buda! No início dos anos 70 alguns membros decidem retomar o contato com o velho mundo. Tal movimento é encabeçado por Ary Xavier.


Ary Ilha Xavier - SEDIR, nasceu em Santa Maria, em 9 de junho de 1932. Veio para a iniciação através da Maçonaria, fazendo parte da Loja Eureka nº27 ainda existente na mesma cidade. A dita Loja Maçônica foi, durante muito tempo, um local de onde eram selecionados os elementos a serem iniciados no Martinismo.


Foi lá que veio a conhecer Martinistas como Pedro Freire - ATHAUALPA e Otto Germano Beust - KUNRATH. Este último nasceu na mesma cidade em 18 de janeiro de 1911, tendo militado por mais de 30 anos pelas Ordens Iniciáticas do ocidente.


Foi em 1973 que Ary Xavier fez sua primeira viagem à Paris fazendo um primeiro contato com Robert Ambelain. Com uma longa conversa, Ambelain o aconselha a procurar Phillipe Encausse, então Presidente da Câmara de Direção da Ordem Martinista e filho de PAPUS.


Após vários contatos com Phillipe Encausse, Ary Ilha Xavier é reconhecido como S.I.I. Martinista e é nomeado Soberano Delegado Nacional da Ordem Martinista para o Brasil.


Dos vários contatos estabelecidos na Europa por Ary Ilha Xavier, podemos destacar a conexão com o Rito Escocês Retificado na França; com Ivan Mosca - HERMETE, na Itália; e com José de Via - PERSIVAL, na Espanha.


A publicação do livro "Temas de Ocultismo Tradicional" de Persival, fora proibida na Espanha. Como um último pedido de um velho iniciado, Persival pede a Ary Xavier que publique o seu livro no Brasil. Antes de partir para o Oriente Eterno, Persival pode ainda ver a sua obra impressa. (“Temas de Ocultismo Tradicional" está em tradução pelo grupo Hermanubis)


Em 1976 temos a visita do então Delegado da Ordem para as Américas: Emilio Lorenzo, com sua esposa Maria Lorenzo. Tal delegação faz visitas a grupos Martinistas na Argentina, Uruguai e permanece por 40 dias no Brasil. Haviam aqui, filiados a "Ordre Martiniste", sob a jurisdição do então Delegado Nacional, cerca de trinta membros, distribuídos em três "Grupos Martinistas".
Sendo o Grupo Louis Claude de Saint-Martin nº85, sede da Delegação da Ordem para o Brasil, em funcionamento na cidade de Cachoeira do Sul, dirigido por Ary.


A Ordem Martinista via uma acelerada expansão quando foi abalada por dois acontecimentos relevantes: a morte em 12 de abril de 1978 de Ary Ilha Xavier, de câncer e de Otto Germano Beust, acometido de uma trombose cerebral na noite de 23 de setembro de 1978, permanecendo em
estado de coma profundo por 3 anos e 40 dias, vindo a falecerem 1º novembro de 1981 em Santa Maria. Este, dotado de clariaudiência, previu sua doença e data de sua morte com um ano de antecedência.

Como já dizia Eliphas levi "não se pode matar um Padre. Matando-se um Padre cria-se um mártir. Um padre mártir é a pedra fundamental de um seminário; e um seminário cria centenas de padres..."


Assim, espelhando-se no exemplo desses iniciadores que tiveram como único escopo em suas vidas a busca da iniciação real, uma plêiade de iniciados se formou, (e vem se formando) com uma sede similar a seus mestres.


Em todos os finais de século, ocorre em sua última década, uma grande onda de saudosismo e nostalgia. Como não poderia deixar de ser, o século vinte vê com estupefação, uma grande onda de entusiasmo na revitalização das ordens iniciáticas em todo o mundo.


São esses ciclos maravilhosos, que contam com a cumplicidade da Providência Divina e dos Mestres do Invisível, que se estabelecem na Terra, de tempos em tempos.


Nós temos então, a felicidade de presenciar, e a oportunidade de viver (e não sermos vividos) esses momentos que ficarão na história da humanidade.