A DESCRIÇÃO DA MANIFESTAÇÃO DIVINA
por Jacob Böehme


Deus é a eterna, imensa e incompreensível unidade que se manifesta em si mesma, de Eternidade em Eternidade, pela Trindade; e é Pai, Filho e Espírito Santo, numa atuação tripla, como foi mencionado anteriormente.


A primeira emanação e manifestação desta trindade é o Verbo Eterno, ou o pronunciamento da virtude e poder divino.


A primeira substância pronunciada deste poder é a sabedoria divina, que é a substância através da qual o poder atua.


Da sabedoria flui o poder e a virtude da respiração que entra na separabilidade e formação manifestando o Poder Divino em suas virtudes.


Estes Poderes e Virtudes separáveis transformam-se num poder de recepção para sua própria perceptibilidade; e da perceptibilidade surge a própria vontade e o desejo; esta vontade é a região da Natureza Eterna que invade com o desejo, as Propriedades tão longe quanto o Fogo.
No desejo está a origem das trevas; no Fogo a unidade eterna se manifesta com a Luz, na Natureza Ígnea. Os anjos e as almas têm sua origem nesta propriedade ígnea e na propriedade da Luz, que é a divina manifestação.


O poder e virtude do Fogo e da Luz é chamado de Tintura e o movimento desta virtude, de elemento santo e puro.


As trevas se tornam substancial em si mesma. A luz também se torna substancial no Desejo Ígneo. Ambos formam dois Princípios, ou seja, a Ira de Deus nas trevas e o Amor de Deus na luz; cada um trabalha por si mesmo e só há uma diferença entre eles, aquela que há entre o dia e a noite. Ambos possuem uma única região e um é sempre a causa do outro, um se faz conhecido e manifestado do outro, como a Luz do Fogo.
O mundo visível é o terceiro Princípio, ou seja, a terceira região e princípio; o mundo visível é soprado da região interna ou dos dois primeiros Princípios, e foi produzido na natureza e na forma de uma criatura.
A atuação Eterna Interna está oculta no mundo visível, está em todas as coisas, através de todas as coisas e ainda não é compreendida pelo próprio poder das coisas; os poderes e virtudes externos são passivos e a casa onde o interno atua.


Todas as outras criaturas mundanas nada mais são do que uma substância do mundo exterior, exceto o homem, criado tanto do tempo como da Eternidade, do Ser de todos os Seres, e feito uma imagem da manifestação divina.


A manifestação Eterna da Luz Divina é chamada o Reino dos Céus, e a Morada dos santos Anjos e Almas. A Escuridão Ígnea é chamada de Inferno, ou Ira de Deus, onde reside o diabo, juntamente com as almas condenadas.


Neste mundo, o céu e o inferno estão presentes em todo lugar, mas de acordo com a região interna.
Internamente, a atuação divina está manifestada nas crianças de Deus; mas no que é maligno manifesta-se a atuação das trevas dolorosas.


O Paraíso Eterno está oculto neste mundo, na região interna, mas se manifesta no interior do homem, onde opera o poder e a Virtude de Deus.


Neste mundo só irão perecer os quatro Elementos juntamente com o céu estrelado e as criaturas terrenas, ou seja, a vida grosseira e exterior de todas as coisas.
O poder e a virtude interna de toda substância permanece eternamente.