A oração como regra

Teófano Hermesista


Você pergunta sobre a regra da oração. Sim, é preciso ter regra, devido à nossa fraqueza, para que de um lado a nossa preguiça não se estique e do outro o nosso zelo se mantenha em medida. Os mais nobres da oração tinham regra e mantinham-na. - Cada vez eles começavam pelas orações estabelecidas, e se depois lhes ia ao encontro a oração independente eles deixavam-nas e rezavam com a sua própria oração. Se eles assim faziam quanto mais nós o temos que fazer. Sem orações estabelecidas nem sabemos mesmo como rezar. Se elas não existissem ficaríamos mesmo sem oração alguma.


Entretanto, não é preciso arranjar muitas orações. Um número pequeno de orações rezadas como devem ser, é melhor do que muitas orações rezadas com pressa, o que é difícil de agüentar, se a sua quantidade não é à medida do esforço.
Para si acho inteiramente suficiente a realização, de manhã e à noite, das orações que estão estabelecidas nos livros, as da manhã e antes de deitar. Só que tente lê-las cada vez com a máxima atenção e respectivos sentimentos. Para ter mais progresso nisso, no tempo livre esforce-se por lê-las todas, considerar e sentir, para que quando começar a lê-las na sua regra da oração, lhe sejam conhecidos os pensamentos e sentimentos sagrados que se encontram nelas. Oração não significa apenas ler as orações, mas sim, reproduzir em si o seu conteúdo , e dizê-las como se elas viessem da nossa mente e do nosso coração.
Depois de considerar e sentir as orações, esforce-se por decorá-las para já não se preocupar com o livro e com a luz quando chegar o tempo da oração, para que no tempo da sua execução, não se distraia com o que os olhos vêem, e para que seja mais favorável o contato interior com Deus. Você verá o muito que isso ajuda. E também é muito importante o fato de que em qualquer lugar ou situação é como se tivesse o livro de oração consigo.


Preparando-se assim, quando rezar, preocupe-se em guardar o seu pensamento das vaporizações (de idéias) e o seu sentimento da frieza e indiferença, tentando de todas as maneiras concentrar a atenção e aquecer o sentimento. Depois de cada oração faça vênias, quantas achar necessário, com a sua palavra sobre a necessidade que sinta ou com a habitual oração curta. Com isso o tempo de oração prolonga-se, mas a sua força aumenta. Reze mais tempo por si, principalmente quando acabar as orações escritas, pedindo perdão pela distração despropositada, e entregando-se a Deus para todo o dia.


Também durante o dia deve manter a oração com atenção a Deus. Para isso, como já foi dito várias vezes - lembrança de Deus, e para isso - a oração curta. É bom, muito bom aprender de cór alguns salmos e lê-los durante o trabalho ou entre os trabalhos, as vezes em vez da oração curta, refletindo. Isto é um costume dos antigos cristãos posto em prática ainda por São Pakórnio e Santo Antônio. Passando assim o dia, reze à noite com mais atenção e dedicação, aumente as vênias, e os seus pedidos a Deus e de novo entregando-se a Deus vá se deitar com a oração curta na língua, e adormeça com ela ou com a leitura de algum salmo.
Que salmos deve decorar? Decore aqueles que lhe cairem no coração quando os ler. Para uns, certos salmos têm mais estímulo do que outros. Comece por: Tem misericórdia de mim, ó Deus (salmo 50 (51), depois, Bendize ó minha alma ao Senhor (salmo 102 (10), Louvai ao Senhor ou minha alma (salmo 145 (146), - os salmos que se cantam na liturgia; - ainda os salmos iniciais das orações antes da santa comunhão: O Senhor é meu pastor (salmo 22 (23), Do Senhor é a terra e a sua plenitude (salmo 23 (24)), Amo ao Senhor porque ele ouviu a minha voz (salmo 115 (116), o primeiro salmo Apressa-Te Deus em me livrar (salmo (69/70, os salmos das horas... entre outros. Leia o livro dos salmos e escolha.
Decorando tudo isto você vai permanecer com o armamento todo de oração. Quando aparecer algum pensamento que a confunda, tenha pressa em se direcionar ao Senhor, com a oração curta ou com a leitura de algum salmo - especialmente: Apressa-Te Deus em me livrar.. e a nuvem que a confunde desaparece logo.
Aí tem tudo sobre a regra da oração, e ainda repito: - lembre-se, que tudo isto é para facilitar, o mais importante é - permanecer conscientemente perante Deus no seu coração, com veneração e cair aos seus pés com dor.