O Martinismo Imorredouro



Entre as fronteiras que constituem estas diferentes ordens o martinismo subsiste, eterno. Sua vocação é a de reunir os "homens de Desejo", isto é, homens de boa vontade com um "algo mais" espiritual. E nisto ele não mudou nada desde Jacob Boebme, os Rosacruzes e os Filósofos Desconhecidos, Dom Martinez de Pasqually, Louis-Claude de Saint-Martin, Papus e seus sucessores. Se os homens precisam de estruturas, estatutos, registros, a verdadeira espiritualidade os transcende.
O martinismo está muito próximo de uma tradição maçônica desde que, entre 1778 e 1782, um maçom lionês, chamado Jean-Baptiste Willermoz, discípulo de Martinez de Pasqually e amigo de Saint-Martin, cria um regime maçônico em ruptura completa com os costumes e usos da maçonaria de sua época, impregnada de espírito aristocrático, mais parecendo um clube mundano do com uma sociedade iniciática. Este regime maçônico, o Regime Escocês Retificado (RER), dispensa nos seus diversos graus escalonados um ensinamento próximo do martinismo puro. Nos seus rituais, como em suas instruções, encontramos conteúdos inteiros do pensamento martinista. A despeito das múltiplas turbulências, esta maçonaria continua existindo principalmente na França, na Suíça e na Itália (e mais recentemente no Brasil - NT).

Na França, algumas lojas deste rito são compostas basicamente por martinistas instruídos a chamada "Cavalaria Cristã", como dizia Papus ao apresentar o martinismo. Mas também poderíamos qualificar os martinistas como "servidores do conhecimento verdadeiro". "Utopistas de um mundo de amor e paz" , eis uma bela divisa para aqueles que querem trabalhar para o advento de uma sociedade mais justa e mais fraterna. Pois o papel do martinista é também servir de exemplo de cidadão, ele jamais será um eremita, mas viverá no meio da torrente com todos os outros homens, seus irmãos, para insuflar-lhes, pelo seu comportamento, sua amizade e sua compaixão O "Verdadeiro De desejo".

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