Educação do Gesto

Papus


O olhar e a palavra, considerados como orgãos de expressão, têm como defeito o não serem permanentes. Eis aí a importância a importância do gesto coo recurso para a fixação de idéias. O gesto é o produtor do desenho, da escrita, da pintura, da escultura, da dança e de todas as artes que deixam às gerações futuras um sinal permanente de suas realizações. A escrita, o desenho, são materialização de idéias. A Ciência Oculta ensina que as formas existem, em essência, no astral antes de serem realizadas no plano físico. O plano astral é extremamente susceptível a ser impressionado pelas FORMAS, especialmente os esquemas lineares que esquematizam uma estrutura. A imagem sintética de uma potência física, o esquema desta potência, é linguagem no plano astral e influi sensivelmente, comunicando idéias, informando os seres que habitam este plano.
Um homem visto através da limitação visual dos olhos do corpo é um conjunto visual que inclui o traje, a cor do olhos, o porte; porém os olhos do corpo não vêem o a imagem do Ser Moral. No estado astral, ao contrário, somente se percebe este SER MORAL. Ali, o homem aparece como um ser mais ou menos luminoso, conforme sua elevação psíquica. A imagem humana, no astral, se compõe de linhas fluídicas de diversas cores cuja reunião representa muito bem a figura do pentagrama mágico (estrela de cinco pontas).

Diante de um pentagrama, certas potências astrais reconhecem a figura de um homem dotado de uma Vontade poderosa; porque, no plano astral, a imagem do homem se converte no esquema da estrela de cinco pontas; na esfera astral só se percebem esquemas sintéticos. Tal é a origem dos signos bizarros denominados assinaturas astrais e que se vêem figuradas sobre a maior parte dos talismãs: são resumos, grafo-sínteses de princípios da mais alta importância.
Para que um gesto atúe sobre o astral não é preciso ser fixado sobre um suporte físico e o Sinal da Cruz, figurado por um simples movimento de mão, como fazem os cristãos, é um talismã de potência singular quando executado com verdadeira vontade e grande fé; é um sinal milenar, anterior ao próprio cristianismo, que carrega todo o poder de uma crença alimentada pela fé de milhões de praticantes e correntes de pensamento. O Sinal da Cruz é um dos sinais mais eficientes como significativo da união do homem com Deus e funciona bem contra os impulsos nocivos e situações de aflição psíquica-psicológica. p 185-186