A Teurgia e os Teurgos


Já afirmamos em artigos anteriores que o Martinismo visa preparar o Homem da Torrente a tornar-se um Homem de Desejo, sendo uma das ferramentas utilizadas para tanto a prática Teurgica. Neste artigo não iremos descrever o que vem a ser Teurgia, pois este assunto já foi suficientemente tratado na monografia “ “

Neste momento iremos discutir qual é a aplicabilidade da Teurgia como ferramenta de aprimoramento espiritual e místico. Logicamente iremos excluir deste pequeno debate, a prática mágica (às vezes confundida como Teurgia) utilizada para produzir fenômenos físicos no interior de ambientes fechados.Portanto não é da “capacidade” de alguns operadores que se auto denominam Teúrgos, em produzir luzes, fogo ou vento no interior de um templo que iremos discorrer. Alias, este tipo de manifestação não tem aplicação nenhuma a não ser promover o Ego de alguns menos esclarecidos e surpresa em seus mal conduzidos seguidores.

O Objetivo do Martinismo e da Cabala Cristã é preparar o ser microcósmico, composto de corpo, espírito e Alma, para a aplicação das Leis Universais tal como foi estabelecido pelo Criador e aplicado no Macrocósmico.

Desde a antiguidade o homem tem sido impelido a comunicar-se com uma força acima da sua completa compreensão e domínio, desde os tempos do paganismo até as religiões modernas. Vários foram os veículos desta tentativa, quer seja as oferendas materiais ou os sacrifícios sacerdotais e finalmente um pensamento dirigido ao qual iremos chamar de oração, mas que pode ser traduzido também pelo ato de rezar ou fazer uma prece.

O homem aprendeu que, para que suas necessidades sejam atendidas ele deve solicitar o auxilio de um intermediário material, ou um religioso, se assim o preferirem. Mas a corrente de pensamento Martinista original, sempre propagou que esta comunicação poderia ser feita de forma direta, sem intermediários materiais.

Porém sendo o Criador mais abrangente que o infinito, como pode Ele compreender nossas necessidades, uma vez que a linguagem falada, ou o idioma mental não são suficientemente elevados e apropriados para esta ligação direta e correlata?

Algumas religiões interpretaram que esta intermediação pode ser feita por intermédio de um homem ou uma mulher especialmente educada para tal, ou através de um ser humano cujas virtudes durante a vida material o tenha colocado acima num patamar elevado e classificados como “Santos”.

Sabemos, ao mesmo tempo, que existe uma hierarquia destes seres elevados, composto cabalisticamente por diferentes nomes mas que genericamente enumerada como: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Virtudes, Potencias, Principalidades, Arcanjos e Anjos (segundo os ortodoxos). No trabalho Teurgico são estes intermediários celestes que são invocados, em um ambiente vibratório superior, para então promoverem de forma direta uma melhor compreensão das leis que regem o Todo.

Há certamente algumas fórmulas elaboradas para criarem um ambiente propicio para este tipo de trabalho, que vão desde a conjunção astrológica e astronômica correta, até a pronuncia de palavras e textos em idiomas antigos que produzem as chamadas vibrações sonoras, passado pela utilização de incensos, musicas sacras e símbolos naturais e artificiais.

Mas nenhuma formula cabalistica, nenhuma formula Teurgica é tão eficaz, tão forte em resultados quanto a oração sincera realizada num ambiente harmonioso e numa corrente fraterna.

Papus (Dr. Gerard Anacelet Vincent Encause) chegou a afirmar textualmente que : “a prece é, pois, uma cerimônia de primeira ordem, é por ela que qualquer aspirante as Verdades Eternas deve começar toda prática”

A oração é, portanto uma ato Teurgico de primeira grandeza e é este tipo de Teurgia que os Martinistas mais utilizam em seus trabalhos, pois é desta forma que o adepto presta seu serviço a Humanidade e ao seu Criador.

É evidente que este ato para ser eficaz demanda exercícios sistemáticos ajudados por um poder interior, um sentimento profundo e uma consciência elevada. Cada ato ritual adquire um real significado segundo as tradições de cada Ordem ou cada Grupo, isto é portanto um pouco mais que Vontade ou mera expressão vocal intelectual, pois palavras combinadas podem e não podem ser compreendidas de forma clara, no plano material, o que dizer então nos níveis superiores.

Falar, pensar e orar Cabalisticamente não cria algo do nada, mas ajuda na ordenação, e na criação sistemática. Mas como fazer isto? Este é sempre um mistério muito bem guardado e passado de boca a ouvido, de Iniciador a Iniciado por gerações a gerações, pois o que cria energia necessária a nossa vida moderna pode também destruir a materialidade, o que faz crescer o vegetal também pode causar o seu apodrecimento, e o remédio que cura as nossas doenças também pode nos causar a morte., portanto é necessário responsabilidade e desenvolvimento pessoal mínimo antes da prática Teurgica, ou os resultados podem ser no mínimo desastrosos.

Mero conhecimento teórico não a permite ninguém eficiência, eficácia e efetividade. É um trabalho mais bem realizado se levado a efeito de forma coletiva o que torna a sua aplicação ainda mais difícil e complicada pela própria heterogeneidade característica de nossa humanidade.

Então o que realiza as Ordens Martinistas é preparar de forma concreta e progressiva, aqueles que tem o talento e a necessidade interior de uma jornada mais espiritual que material, de um caminhar por uma senda mais equilibrada, movida pela união da Ciência com a religião e sobretudo, firmada pela Fé, pela Esperança e pela Caridade.

Alguém que tente começar seus estudos pela Universidade não terá sucesso sem que antes saiba ler, escrever, somar e dividir, conhecimentos estes adquiridos vagarosamente como as crianças desde o jardim da Infância até o curso secundário total.

Por conseguinte, misticismo Martinista prepara o adepto a adquirir conhecimentos básicos de sua trina constituição que visa abranger o corpo o espírito e finalmente a alma, e em alguns casos utilizando e praticando a Teurgia ou a comunicação Angélica. A Teurgia não é praticável a menos que corpo, alma e espírito estejam absolutamente e adequadamente preparadas e em conformidade com as Leis Universais.

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