A Alma e o espírito
Pelo Amado Irmão Monte Cristo SI


A alma é descrita entre as religiões antigas como sendo "Uma porção do Criador". Para entender este conceito, imaginamos um espesso tecido preto colocado sobre uma lanterna acesa. Se fizermos neste tecido um pequeno buraco e dirigirmos este tecido para uma fonte de luz, um raio brilhante irá atravessar o tecido. Esta é uma representação do que vem a ser A luz do Criador, e aquele pontinho de luz a "porção do Incognoscível " a isto podemos chamar de alma.

Isso significa que a alma é uma centelha da Divindade dentro de cada indivíduo. É responsabilidade da pessoa permitir que esta centelha se expresse através dos pensamentos, palavras e ações, que são conhecidos em conjunto como as vestes da alma. Como a alma é uma centelha da Divindade, é considerada como sendo infinita por si mesma. A alma representa a conexão eterna e inquebrável do individuo o Criador . Disso podemos deduzir que acessar a alma é a experiência mais profunda possível e este é verdadeiramente um dos trabalhos desenvolvidos por todo Martinista individualmente e coletivamente.

Poderíamos, segundo o que nos ensinou Papus, o Homem é dividido em três Partes, Corpo, ( material) Espírito ( material e imaterial) e finalmente Alma, ( não Material), portanto o espírito é o elo de ligação entre a parte mais densa( corpo) e a parte mais Etérea ( Alma) por conseguinte o Espírito é ao mesmo tempo suficientemente material para influenciar a matéria e suficientemente etéreo para poder agir sobre a Alma.

O relacionamento entre corpo e alma pode ser comparado ao relacionamento de uma lâmpada e a corrente elétrica da casa. Sem uma corrente elétrica, a lâmpada simplesmente não pode acender. Mas quando o interruptor é ligado, a luz surge. Assim também é com o corpo e alma; é da alma que o corpo extrai a vitalidade necessária para viver.

A alma é eterna e vive para sempre , podemos dizer que ela meramente troca seu local principal de residência ou seja o corpo material no decorrer de sua infinita existência. O Martinista no decorrer de sua vida não deve perder de vista este conceito e qual seu verdadeiro propósito neste mundo.

A Alma apesar de não ser material necessita de um alimento, uma forma de energia, e a melhor forma de nutrir sua alma é dando-lhe um significado, é transformando dentro de si o Homem da Torrente em Homem de Desejo, é fazendo cumprir o que determinou a Providencia.

HOME