Por Que Devemos Orar


Embora o Martinismo não seja Religião nem Culto, embora essencialmente Cristã, seus membros de forma geral são incentivados a realizar orações ou preces diárias em louvor e agradecimento ao Criador de todas as Coisas e especialmente a Yeschouá o Grande Arquiteto do universo ( jesus Cristo), mas enfim porque oramos ou porque devemos Orar?
Enquanto o homem não compreender sua verdadeira, relação com O Criador, não pode apreciar o verdadeiro valor da prece e dirigir seu apelo ao Pai de forma a obter resposta infalível.


Paulo afirmou a necessidade desta compreensão reta, na Epístola aos Hebreus, 11-6: "Aquele que se dirige a Deus deve crer que Ele existe e que é o recompensador daquele que o procura diligentemente". Isto quer dizer que devemos dirigir-nos ao Criador , sabendo que Ele está presente e na certeza de que se o procurarmos com fé e desejo ardente, a recompensa ou resposta do Pai será tão certa como sua presença. Ao ensinar-nos sobre nossa relação com Deus, Jesus fez a comparação com o modo de agir de um, pai desta vida terrestre: "Se vós, que sois maus, sabeis que haveis de dar bons presentes a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus há de dar presentes aos que lhe pedem?" (Mt. 7-11).


Esta afirmação definida a respeito da prece é precedida de outra afirmação também definida a respeito da resposta e da certeza de que ele virá exatamente na forma desejada e pedida. "Ou quem haverá de vós que, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma serpente?"


Com certeza positiva, a afirmação, é que o pedido de peixe trará peixe, de modo que a resposta será conforme o pedido feito na prece e de modo algum pode ser diferente, porquanto a relação entre a prece e sua resposta é tão definida e científica como a que há entre a semente e a fruta que nasce de sua plantação.


A idéia de união e comunhão com oO Criador era tão natural para Yeschouá ( Jesus Cristo) devido seu envoltório plástico ser tão dilatado em ambas as direções, ou seja no material e no não material como a de uma criança que mama no seio de sua mãe ou de uma laranja que, para viver, depende da planta em que nasceu. O Reparador, que apontou o caminho perfeito da vida do homem, não só lhe ensinou a orar, mas provou o poder da prece em sua própria vida, mostrando que é natural, útil, prático e indispensável.

Quando realizamos uma prece estamos abrindo um canal direto e pessoal com o Incognoscível, ou seja estamos realizando uma comunhão direta com a Fonte de Criação de todas as coisas, desta forma estamos criando uma condição vibratória favorável a encontrarmos uma saída ou uma respostas a nossas necessidades.

Devemos orar para conseguimos obter e saciar nossas necessidades, mas sobretudo devemos orar para saciar as necessidades de nossos semelhantes, este um verdadeiro ato de humildade e altruísmo.


HOME