A Chave da Magia Negra - Stanistas de Guaita

Resumo da obra


A Chave da Magia Negra foi editado em 1897, no ano da morte de Guaita e o Problema do Mal não chegou a ser concluído, sendo completados, os poucos capítulos que o autor chegou a redigir, por Oswald Wirth e por Marius Lepage. Se Guaita tivesse tido tempo para concluir este último livro, provavelmente a evolução de seu pensamento nos teria presenteado escritos da mais alta profundidade,
em razão do amadurecimento de suas doutrinas. Com O Problema do Mal, os leitores encontrariam as chaves que conduzem à Iluminação Divina, se a fatalidade não tivesse arrancado o autor do convívio de seus iniciados. Os amigos de Guaita pensavam, em 1897, que a Providência Divina não teria aprovado a
conclusão da obra, repleta de revelações que deveriam permanecer ocultas e restritas a um pequeno número de Homens de Desejo. Somente em 1947, 50 anos após a morte de Stanislas de Guaita, foi que Marius Lepage realizou a publicação de O Problema do Mal.

O terceiro setenário, englobando o problema do mal, objetiva solucionar essa questão, redimindo o homem de seu pecado original, provocado pela Queda Adâmica e todas as funestas conseqüências de materialização crescente, ignorância e impotência. Essa serpente temível, que enganou Adão-Eva no
Paraíso, é a personificação da Luz Astral, "o fluido implacável que governa os instintos, agente do nascimento e da morte, símbolo sobretudo do egoísmo primordial, a misteriosa atração em direção a si mesmo, que é o próprio princípio da divisibilidade: esta força que, solicitando a todo ser o isolamento da
unidade original para fazer-se centro e comprazer-se em seu eu, ocasionou a decadência de Adão". Guaita encontrou aí a síntese filosófica e levantou o véu temível e benfazejo que oculta aos olhos do vulgo o grande arcano da Magia. Procurou não só desvendar o problema do mal, mas desejou conhecer
sua origem, o estado de Adão antes da Queda, o significado da Redenção do Cristo Doloroso e o significado cabalístico do Cristo Glorioso.


Adão Kadmon (Deus manifestado) esposa Eva (a Natureza Essência), que refletiu por emanação como sendo a faculdade eficiente. E, para dqtalhar: os três princípios masculinos, constitutivos de Adão, emanaram três faculdades femininas, constitutivas de Eva. Cada princípio é o esposo simbólico da
faculdade eficiente que ele refletiu: O Pai é o esposo da Providência; o Filho é o esposo da Vontade e o Espírito é o esposo do Destino. Se generalizarmos, poderemos dizer que do casamento de Adão-Kadmon com a Eva Celeste, nasceu a substância universal, Adamah, animada por um princípio de vida universal
hiperfísica, Nephesh-ha-haiah. Nahash, a Serpente da Gênese, age e se manifesta em Nephesh-ha-haiah. Foi nesse ponto preciso que a Queda realizou-se pela materialização da vida e a multiplicação divisional, geradora de submúltiplos ao infinito... Pois, o Adão decaído ou Cristo Doloroso, síntese mística da Igreja Militante, geme, aprisionado no Universo Substância que elabora, após ter passado ao ato; o Adão Celeste ou Cristo Glorioso, síntese da Igreja Triunfante, preenche sempre com sua glória o Universo-Essência, que é sua obra."

O Destino não permitiu que Stanislas de Guaita concluísse seu terceiro setenário, ocasionando sua morte através do mesmo mal que atacou seu pai em 1880: a uremia. Mesmo antes de 1886, Guaita queixava-se desse mal, cujo reflexo é uma dor de cabeça terrível. Mas o mal foi se acentuando, e em 1897 Guaita chamou em Alteville seu mais fiel companheiro, Papus, para transmitir-lhe a sucessão na Ordem Cabalística da Rosa-Cruz, dizendo-lhe que estava tudo acabado e que o Destino não lhe permitiria dizer nada mais. "Talvez eu assista ao nascimento de meu livro (A Chave da Magia Negra), mas creio que não poderei ir mais longe." Alguns dias mais tarde, Papus sentiu que um nascimento estava prestes a ocorrer.

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