O Martinismo Original e as Ordens Martinistas Modernas

Pelo Amado irmão Monte Cristo ( S:::I:::) (CBCS)


A história revela que Henri Delaage iniciou Papus no Martinismo no final do século XIX, mas o que efetivamente Henri Delaage transmitiu a Papus em 1882?


Segundo conta em vários discursos e documentos martinistas, Papus recebeu um legado composto de duas letras e 6 pontos , logicamente se trata do titulo de SI, porém vale lembrar que tecnicamente a "linhagem" de Papus é interrompida e que isto foi corrigido com a troca de iniciações entre Papus e Chamboseau no inicio do século XX. Mas esta afirmação gera uma dúvida bastante comum, se ambos se reconheciam como detentores da mesma tradição porque trocar iniciações se elas eram em tese iguais? A resposta é bastante simples: na tradição anterior a Papus, os grupos independentes ou se quisermos utilizar um vocabulário mais próprio os "circulo de íntimos", tinham total liberdade de adaptar seus rituais, o que os tornavam diferentes entre si , portanto não é estranho que embora detentores da mesma tradição, eles tinha sido recebidos em rituais diferentes e ramos Martinistas diferentes. Logicamente havia limites para estas reconhecidas diferenças, mas tudo indica que realmente os rituais não eram exatamente iguais, tendo apenas uma linha dorsal em comum. Como os grupos por tradição não se encontram, não se visitavam pois não havia ainda uma organização centralizada não havia troca de informações nem influencia de uma tendência em outra.


É certo que Papus e Augustin Chaboseau trocaram as inciações recebidas, mas além de restaurar certa descontinuidade na arvore iniciática o mais importante era não se ter nenhuma dúvida da legitimidade de Papus na cadeia ininterupta. O Principal objetivo desta formalidade era firmar para ambos uma cadeia iniciática indiscutivel desde Saint Martin. Mais tarde esta característica tornou-se um "landmark" para as Ordens Organizadas.


Como antes de Papus e Chanboseau não havia uma organização central, nem uma formalidade administrativa a Iniciação era transmitida de forma simples em uma unica cerimonia. Saint Martin nunca manifestou especial interesse em criar uma ordem, ainda não foi encontrado nenhuma evidencia do contrário, porém há Ordens e Martinistas que afirmam que Saint Martin foi o funcador da Ordem Martinista primitiva, outros nomeiam Jacob Boehme, alias. Saint Martin acreditava que a verdadeira iniciação era aquela em que o buscador entrava no "Coração do Criador" e com isto tornava possível o Coração do Criador entrar no Homem, fazendo um casamento indissolúvel entre o Iniciado e o Reparador dos Mundos, para tanto a prece era um importante instrumento, não aquela pronunciada da boca para fora, mas sim do âmago mais profundo, portanto é determinante ao operador a "vontade".

A evolução do Homem da Torrente em Homem de Desejo sem os complicados rituais teurgicos utilizados por Pasqually e seguidos por Willermoz, foram quase que totalmente abandonado por Saint Martin, por este motivo o Martinismo foi chamado mais tarde de "senda Cardiaca" pois vinha do coração do buscador ou melhor do desejo dele, da disposição dele, e da dedicação dele.

Como já afirmamos, não haviam graus no Martinismo primitivo, a iniciação era única. Saint Martin transmitia então a base de sua teoria filosófica de forma a causar o maior impacto possível no subconsciente do adepto, isto de forma teatralizada ou o que chamamos hoje de Ritual, preparando o adepto a trilhar o caminho da senda. Saint Martin nunca deixou a seus seguidores autorização ou carta patente para darem continuidade ao trabalho iniciado, isto foi iniciativa de seus discípulos. Esta decisão foi baseada nas próprias convicções do Filosofo Desconhecido: "Saber para ensinar" "Ser Instruído" e "Ser Incógnito".

Papus foi determinante na criação da Ordem Martinista tal qual a conhecemos hoje, mas exatamente quais as mudanças introduzidas por Gerard Encausse? Resumidamente são estas as mudanças: criação de um poder central político, estrutura de 3 graus como na Maçonaria, criação de rituais unificados e estruturados, criação das palavras de passe, sinais e toques, criação de um Templo nos moldes da estrutura maçônica de Heredom, distanciamento dos rituais de grande complexidade teurgica

Hoje convivem em harmonia ou em total rivalidade várias Ordens Martinistas. Para entendermos melhor este assunto é importante separarmos esta pequena discussão em dois os tópicos distintos: A)Ordens martinistas e B) martinismo.


As Ordens Martinistas derivadas da Ordem Original fundada por Papus e Chamboseau se mantém em plena atividade e reúne o maior numero de praticantes. A sua diversidade é fruto da necessidade humana de ver adaptada as suas características sociais uma mesma e única verdade. Todas as derivações foram concebidas a partir de acontecimentos políticos relevantes ( primeira e segunda guerras mundiais) ou dissidências e desentendimentos entre as lideranças e seus liderados.

Por exemplo da Ordem Original, foram criadas a Ordem Martinista e Sinarquica ( Victor Blanchard) e a Ordem Martinista Tradicional ( Chamboseau), já a Ordem dos Cavaleiros Martinistas nasceu de uma dissidencia da OMT. Ainda da Ordem Original Robert Ambelain fundou a Ordem Martinista Iniciática e desta surgiu a Ordem Martinista Livre e na sequencia mais uma discidencia a Ordem Martinista SI. Da Ordem Martinista Belga, foi criada a Ordem Martinista dos Cavaleiros de Cristo...

O sucesso das Ordens Martinistas é evidente, mas a antiga transmissão Iniciática de Saint-Martin se mantém ativa fora das estruturas organizadas, porém conservando sua característica de discrição e em um numero bastante diminuto. Os Círculos de Íntimos ou os Círculos de filósofos Desconhecidos, mantém a iniciação única, a forte dedicação a prece e a meditação, porém dependem sobremaneira de seu presidente pois pela tradição antiga este é obrigado a prover todos os recursos materiais de seu grupo, o que inclui: local para as reuniões, material litúrgico, material para pesquisa, paramentos especiais, velas, incenso, etc. pois é proibido a cobrança de mensalidades, doações ou qualquer auxilio financeiro.

HOME