O Homem pode atingir diferentes eleições

Louis Claude de Saint Martin


Deixe este homem ter coragem e perseverança e não se limitar a uma mera eleição de purificação; deixe-o aspirar a obter a eleição da vocação e do ensinamento; ou ainda a eleição da intenção e da vontade, que por sua vez não é tudo; pois o Homem ainda não é nada sem ser conduzido na eleição da ação e da operação; e mesmo esta última eleição ainda não pode ser levada em conta até que se torne como o ETERNO.
Pois o ETERNO é a expressão que tem caracterizado Aquele que É, uma vez que O descreve na sua existência.
A ação de Deus, um foco vivificante no Homem.
Ora, Sua existência está mais longe de nós do que Sua ação; e Sua ação é o que serve como Seu intermediário. E nós não somos nada, caímos na anulação se a ação e o movimento divino não são constantes e universais em nós.
Não vemos nosso sangue dissolver, purificar e sutilizar continuamente toda a matéria bruta com a qual o saturamos? e que sem isto o peso desta matéria bruta e sua corrupção colocariam um fim em nossa existência? Não vemos que se a natureza não tivesse, em si, um princípio vivificante que executasse por ela as funções de nosso sangue, ela já teria sucumbido às forças corrosivas que agem contra ela e a contaminam?
Portanto, em nossa região espiritual, deve haver um Foco vivificante ativo para decompor e retificar, sem cessar, todas as substâncias falsas e venenosas com as quais somos preenchidos diariamente, senão por nós mesmos, pelo contato com nossos semelhantes. Se assim não fosse, estaríamos todos na completa morte espiritual.
Este foco é aquele princípio universal da vida eterna e real no Homem, que renova continuamente o pacto divino em nós; Ele nunca nos deixa órfãos se aceitamos Seus presentes: mas é também aquele poder vivificante que negligenciamos e ignoramos a cada minuto, embora ele nunca deixe de estar bem perto de nós. E se poderia dizer de nós o que foi dito em São João (XIII.18): "Aquele que come o meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar".
O Foco da ação cria espelhos da Sabedoria ao nosso redor.
A nossa junção com esta ação vital e vivificante é uma necessidade fundamental de nosso ser; mais que isto, só ela pode satisfazer esta necessidade urgente; é ela também que mais contribui para nossas verdadeiras satisfações ao nos colocar em condições de fazer com que tanta sabedoria desabroche à nossa volta, a qual reflete o fruto de nossas obras; e, assim como a Sabedoria Eterna faz com Deus, ela nos dá a felicidade de ver que são boas.
Pois todos os seres divinos e espirituais necessitam destas sabedorias, para servirem como espelhos aos seus próprios espíritos, assim como eles mesmos servem ao Espírito da Divindade; e somente a classe material animal não tem necessidade destes espelhos, pois esta classe não tem obras de sabedoria a produzir.
O poder da ação de Deus sobre nossos irmãos e todas as coisas.
Ora, o poder da ação vivificante divina em nós se estende a nada menos do que nos fazer abrir o centro mais íntimo das almas de nossos irmãos, passados, presentes e futuros, a fim de que todos possam assinar juntos o pacto divino; ele nos capacita a abrir o centro interior de todos os tesouros naturais e espirituais, dissimilados por todas as regiões; ele restitui a nós aquilo que é, ou seja, a ação de todas as coisas. Esta é a razão pela qual há tantos homens desprovidos de inteligência neste mundo; pois não há nenhum que realmente trabalhe para se tornar a ação das coisas: "Não há nenhum que faz o bem; não, nenhum".
Como podemos atingir esta ação: através do Espírito,
e da voz espiritual do Homem.
É pela invasão do Espírito em nós, e da ardente aspiração de nosso próprio espírito, que podemos chegar a ser a ação das coisas; porque através desta aspiração livramos cada princípio de seu revestimento, e damo-lhe a possibilidade de manifestar suas propriedades; uma aspiração que causa em nós, o que a respiração causa nos animais, ou o ar causa na Natureza.
Estritamente falando, podemos dizer que todas as coisas em todas as minúcias de cada ordem das coisas são feitas pelo espírito e pelo ar; na natureza elementar, só o ar está livre e libera todas as coisas, assim como na natureza espiritual, aqui embaixo, só o espírito do Homem tem este duplo privilégio; é justamente pelo ar estar livre, que a voz do Homem Espírito possui tais direitos extensivos a todas as regiões.
Pois, em seus concertos musicais, onde o homem tenta desenvolver todas as maravilhas da música, os acompanhamentos representam a atuação das correspondências, natural, espiritual, celestial e infernal à voz do Homem, que tem o direito da mudar todas as regiões à vontade, e fazê-las tomar parte de seus relacionamentos.
Magia Divina, o princípio desta ação.
Mas como o Espírito do Homem penetra até o Centro Universal, não devemos nos surpreender, ao vermos os homens tão fascinados e levados por seus respectivos dons, talentos e ocupações, a ponto de se devotarem a si próprios. Tudo isto aponta a um único termo, o de que a Magia Divina envolve, preenche e penetra todas as coisas.
Se os homens dirigissem suas aspirações, nunca com tão pouca constância, a qualquer das direções onde esta magia pode, provavelmente, ser encontrada (a propósito, a fecundidade das fontes divinas esta quase que em todo lugar, tanto na ordem espiritual como na ordem natural), não estariam longe de chegar a uma destas origens, das quais todas possuem a mesma magia como princípio, e eles rapidamente se intoxicariam com deleites, que embora venham de diferentes canais, todos têm o mesmo fundamento em Deus.


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